O que são movimentos sociais?

Foto: Group Publishing
Movimentos sociais

Os movimentos sociais são grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.

A existência de movimentos sociais se justifica por conta das diferenças entre os indivíduos e, consequentemente, da exclusão de políticas e práticas voltadas para as necessidades reais e específicas de cada grupo.

A Constituição assegura direitos básicos e essenciais, mas faz isso de forma geral, sem levar em conta as diferenças regionais e particularidades mais específicas de determinados grupos. Para mudar a situação de exclusão, são então formados os movimentos sociais.

As movimentações organizadas pelos movimentos sociais, geralmente, acontecem por meio de manifestações, que podem ou não ser pacíficas.

Principais movimentos sociais:


· Movimento Feminista;
· Movimento Negro;
· Movimento Estudantil;
· Movimento LGBTQIA+

Todo o conteúdo apresentado nesta notícia é propriedade exclusiva desse portal Democracia Para Todos. A reprodução, transmissão, distribuição ou armazenamento de parte ou de todo o conteúdo, em qualquer formato ou meio, sem prévia autorização escrita do Portal, é expressamente proibida e constitui uma violação da lei de direitos autorais. Reservamo-nos o direito de tomar as medidas legais cabíveis contra qualquer indivíduo ou entidade que viole nossos direitos de propriedade intelectual.

Cadastre-se em nossa lista de parceiros e receba nossas novidades!

Publibusiness

Para entrar em contato conosco, preencha dos dados abaixo envie sua mensagem.